BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fichamento de Artigo: Por Quê o Computador na Educação?

Palavras-chave: Computação, Educação, Informática, Aprendizagem
Resumo:
O autor expõe diversos pontos de vista e tenta mostrar diversas facetas acerca da implementação do computador como ferramenta de ensino, e de que forma este pode auxiliar numa transição do intrucionismo para o construcionismo.
Um dos argumentos daqueles que são céticos quanto a implementação do computador como ferramenta de ensino é o custo do mesmo, já que muitas instituições de ensino do nosso país sofrem com recursos escassos e infra-estrutura precária. O autor enfatiza como os recursos disponíveis na sociedade devem ser aplicados em melhorar a educação, caso contrário, a escola será obsoleta no século 21.
Alguns temem que a figura do professor seja substituida pelo computador, o que causaria a desumanização do processo de aprendizagem, o autor enfatiza que na cultura instrucionista, o computador é sim capaz de substituir o professor eficientemente, e que vantagens econômicas advindas de tal substituição serão as responsáveis pelo acontecimento.
Alguns dos mais otimistas em relação a adoção do computador no aprendizado apresentam argumentos não bem fundamentados, tais como modismo,
O computador pode ser um verdadeiro catalista no paradigma construcionista, visto que o mesmo oferece a possibilidade de interação e subsequente construção do conhecimento, adquirindo este conhecimento interagindo com o mundo.
O autor cita o software Logo como exemplo de utilização do computador para construção do conhecimento, sendo notado que os indivíduos a princípio apenas interagiam com o aspecto gráfico do software, mas com o tempo o aluno passa a utilizar o computador como ferramenta para a construção e obtenção de um resultado almejado.
Se faz necessária uma nova classificação para o tipo de aprendizado oferecido por software como o Logo, pois há interação entre o aluno e a máquina através de uma linguagem de programação.
Opinião Pessoal: O autor explica e exemplifica extensamente como e quais são as maneiras mais adequadas de utilizar o computador como uma ferramenta de ensino, novamente o software Logo é citado demonstrando o potencial que um simples software pode ter em demonstrar um novo paradigma educacional.
Artigo Fonte: http://jamilsoncampos.com.br/dmdocuments/PorQueoComputadornaEducacao.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário