BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fichamento de Artigo: Informática na educação: instrucionismo x construcionismo

Palavras-chave: Informática, pedagogia, instrucionismo, construcionismo.

Resumo:
O computador vem mudando a forma que o ensino é aplicado ao passo que o mesmo é inserido no processo de apredizado. A informática é inserida como ferramenta para o aprendizado em todos os níveis curriculares e disciplinas e não somente a informática voltada para a informática.
A abordagem do computador no instrucionismo é de um meio de transmitir a informação para o aluno, mantendo inalterada a prática pedagógica tradicional.
Este meio de inserir a informática no aprendizado é o mais simples, em contrapartida usar o computador como uma ferramente de construção do conhecimento e não de simples transmissão é um desafio muito mais complexo.
O autor utiliza como exemplo o software Logo, em que uma tartaruga obedece a comandos simples inseridos pelo usuário. No software Logo age como um mediador entre o aluno e a máquina, demonstrando na tela reproduções gráficas dos comandos inseridos pelo usuário, sendo assim o computador não atua como simples transmissor de conhecimento, mas como ferramente de produção do conhecimento.
O construcionismo tenta solucionar a questão de que no instrucionismo, o aluno acaba sempre recebendo um ensino defasado, visto a velocidade do avanço do conhecimento, instigando o aluno a ser um construtor do conhecimento que não apenas assimila o conhecimento que o é transmitido, mas sim que participa da construção do mesmo.

Problemática tratada pelo autor:
- O autor trata principalmente sobre o impasse da utilização da informática no aprendizado, seja como método de transferência do conhecimento ou como ferramenta na construção do conhecimento.


Opinião Pessoal:
Tenho experiência pessoal com o software citado pelo autor, Logo, como o meu primeiro contato com a informática, o software instiga o aluno a tentar aprender novas possibilidades e estimula o aprendizado através da experimentação ao invés da simples assimilação do conhecimento que está sendo transmitido, não seria exageiro dizer que minha experiência com este software foi um grande responsável pelo fomento do conhecimento pela informática e a posterior decisão de buscar atuar nessa área.

Artigo Fonte: http://www.divertire.com.br/educacional/artigos/7.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário