BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fichamento de Artigo: Cultura Do Ensino e Cultura da Aprendizagem

Palavras-chave:Informática, cultura, educação, ensino;

Resumo:
O autor inicia explanando o conceito de cultura da educação que traz um espaço hierárquico gerando conformismo e respeito unilateral na figura do professor. A culutra da educação .centraliza o ensino nas atividades do professor, em formato de aulas, exercícios e provas, com o conteúdo sendo transmitido de forma linear baseado no sistema de ação e reação, estímulo e resposta. Nesta cultura o papel da tecnologia é de reinforçar este sistema e ser uma maneira de transmitir mais conteúdos ao aluno.
Gerando um contraste o autor explana a cultura do aprendizado onde o foco é a construção do aprendizado e desenvolvimento de competências e habilidades. O espaço educacional propicia cooperação e respeito mútuo. O uso da tecnologia é visto como mais uma possibilidade de construção de conhecimento, baseado na interação
O autor compara também o sitema educacional da Sociedade Industrial com o sistema educacional da Sociedade em Rede, os quais lembram respectivamente, o instrucionismo e o construcionismo.
No sistema da Sociedade Industrial o aluno é visto como um consumidor passivo de conteúdo que se limita a memorizar os conhecimentos que lhe são transmitidos. O papel do professor é apenas de ensinante, transmissor de conhecimento, produtor de informações, uma figura autoritária que controla e rege a turma. O paradigma desse sistema é a transmissão de conhecimento.
Em contraste, na Sociedade em Rede o conteúdo e o currículo é construído no processo, sem a necessidade de uma sequência linear, única e limitadora.
O aluno é encarado como um produtor interativo do processo de aprendizado que utilizando conhecimentos prévios torna-se um pesquisador autônomo e cooperativo.
O professor no sistema educacional da Sociedade em Rede é visto como alguém que também aprende e que participa do processo. Uma figura de educador e de animador da inteligência e do aprendizado.
O paradigma é a construção do conhecimento.

Problemática que o autor trata:
O autor compara o Instrucionismo e Construcionismo, os sistemas de educação da Sociedade Industrial e da Sociedade em Rede.

Opinião Pessoal:
O artigo apesar de interessante, passa a sensação de estar demonizando o instrucionismo apenas citando pontos negativos e apenas mostrando pontos positivos do construcionismo, o que ao invés de servir como comparação, passa a impressão de ser um instrumento de formação de opinião.

Artigo Fonte: http://gpedunisinos.files.wordpress.com/2009/07/tcapi3f.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário