BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fichamento de Artigo: Projetos de aprendizagem no contexto da Web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica

Palavras-Chave: projetos de aprendizagem, prática pedagógica, web 2.0

Resumo:
O autor mostra como a World Wide Web (WWW) está abrindo novas possibilidades no campo da educação, e em especial na educação a distância, e como esta gera uma nova cultura de educação ao mudar a maneira de que o aluno é exposto às informações e como este participa na construção do conhecimento.
A cultura de ensino empirista prega que o o professor é o detentor de todo o conhecimento e que o aluno é apenas o receptor desse conhecimento, desprezando seu conhecimento posterior. Há um maior enfoque no resultado final do que no processo de aprendizagem. Em relação a educação a distância a cultura empirista se manifesta na forma de apostilas eletrônicas, havendo pouca ou nenhuma interação com o sujeito.
A cultura de aprendizagem prima uma abordagem pedagógica interacionista, na construção do conhecimento, nos questionamentos que surgem através das interações entre alunos e o professor, o qual não é visto como detentor do conhecimento.
Servem como exemplo de plataformas virtuais de aprendizado, os blogs, as redes sociais, mundos virtuais em 3D, que são espaços onde indivíduos podem interagir e participar da construção do conhecimento.
Com a emergência da web 2.0, aonde a rede deixou de ser apenas um repositório de informações e passou a ser uma plataforma que promove interações entre usuários, as possibilidades de usar a rede para fomentar a construção do conhecimento aumentaram exponencialmente

Opinião Pessoal:
É curioso notar como é convergente a evolução da cultura de ensino e da tecnologia empregada na web, onde no passado havia apenas a transmissão de informação para o individuo em questão, porém com novos paradigmas, hoje é possível e interação dos indivíduos provendo ambientes propícios a construção do conhecimento.

Artigo Fonte: http://gpedunisinos.files.wordpress.com/2009/04/web2webcurriculo2008.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário