BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Opinião de quem vivencia: Entrevista com uma aluna de EAD

Rennan: Poderia começar descrevendo o que você cursa?

Aluna: Eu curso pedagogia, um curso de 3 anos, que iniciei em agosto de 2008 estou me formando nesse semestre, a cada semestre mudam as disciplinas nos tres ultimos semestres fazemos estagios, primeiro de educação infantil, depois de ensino fundamental e por ultimo gestão.

R: O que motivou você a escolher cursar a graduação em um curso a distancia ao invés do formato tradicional?

A: Eu trabalho e tenho q cuidar da casa e filhos as aulas presenciais acontecem uma vez por semana no polo com duração de 1h e 30m onde são apresentadas video aulas e algumas vezes temos alguma atividade em sala de aula.
Sem contar que o valor da mensalidade eh bem mais baixo que uma faculdade presencial digamos que o valor é 50% menor.

R: De que maneira a tecnologia da informação, e em especial a web, participam do processo formativo?

A: Eu acho q ela diminui distancia tipo as informações chegam a todo lugar rapidamente ao mesmo tempo. Nós recebemos todo o conteudo das disciplinas através da plataforma online lá tem os conteúdos e também links de sites onde podemos obter mais detalhes, links de vídeos no YouTube relacionados ao tema da atividade, nos fóruns debatemos utilizando links de blogs relacionados a educação, nós usamos ateh o Google Earth! Acho importante, lembro que a tempos atrás de cursos que eram transmitidos pela televisão, não lembro o nome, era educação a distância também mas com menos recursos.

R: O Telecurso 2000?

A: Sim, agora eh diferente temos acesso a mil coisas, a educação fica mais interessante, mais ágil, eu consigo aprender, podemos trocar ideias com os outros alunos, formamos grupos, é legal.

R: Existe a possibilidade de fazer o curso que você escolheu na sua cidade?

A: Sim, em várias instituições mas acho que não conseguiria ir todas as noites e passar 4 horas lá, seria muito cansativo.

R: Quais as vantagens/desvantagens que você encontra na EAD em relação ao ensino tradicional?

A: No ensino tradicional tem a vantagem do professor estar sempre presente e ser possível tirar todas as dúvidas no mesmo instante.
Já na EAD o aluno escolhe o melhor horario pra estudar, o horário que está disponível podendo até mesmo acessar a plataforma nos finas de semana, madrugada , enfim o horário e dia que estiver disponivel. O aluno de EAD tem que ter vontade de aprender uma vez ele esta sozinho poderá pedir auxíliio aos professores porém algumas vezes demora a chegar a resposta, é preciso ser aplicado, não perder entrega de atividades e se preparar para as provas no pólo, mas todos tem chances de se formar utilizando a EAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário