BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Autonomia e Oportunidades

É notável que a Educação a Distância provê muitas oportunidades, para pessoas de todas as classes sociais, independente da região onde residam, e que a EAD tem se provado tanto uma ótima alternativa ao ensino presencial como um complemento ao mesmo.
Como já vimos em diversos artigos neste blog, o advento da Web 2.0 abriu o caminho para um novo paradigma de educação a distância, onde uma educação construcionista toma os holofotes , em que o aluno é um agente ativo na construção do conhecimento, não sendo apenas um receptáculo da informações.
A web 2.0 oferece oportunidades muito mais ricas para a educação a distancia que anteriormente eram impossíveis através do rádio ou da televisão por exemplo, oportunidades que dão margem à criação de ambientes de ensino-aprendizagem, que facilitam a possibilidade de estar juntos virtualmente, é uma abordagem complexa que requer que os professores estejam inclinados e preparados a agir de maneira difeente da qual foram educados (Maltempi, 2010).
De acordo com os autores do artigo "Autonomia em Educação a Distância: Relatos a partir da prática de tutoria na disciplina fundamentos psicológicos da educação em dois cursos de licenciatura da UFPBVIRTUAL", a autonomia se apresenta como algo primordial no aprendizado, e se apresenta de maneira singular na EaD, que prioriza uma atitude independete e investigativa por parte do aluno na perspectiva de acepção de suas autorias em meio ao processo.
Salienta-se que a Educação a Distãncia estimula a formação de alunos mais autônoms e proativos, pelo estímulo natural a autonomia que a EaD promove.
É notado também a mudança nos papéis, onde tradicionalmente o aluno é o receptor de informações e o professor o transmissor da mesma, já no processo construcionista da EaD moderna o professor se torna um supervisor, um animador, um incentivados dos alunos na instigante aventura do conhecimento (Moran, 2009)

Referências Bibliográficas:


MALTEMPI, Marcus V., Interface (Botucatu) vol.7 no.12 Botucatu Feb. 2003.
MORAN, J.M. O que é educação a distância, 2009.
LIMA, Jamille de M., SILVA, Cláudia V. A. P. S., PAIVA, Clotilde M. de, AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATOS A PARTIR DA PRÁTICA DE TUTORIA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO EM DOIS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFPBVIRTUAL.



Link para os artigos utilizados:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100012
www.abed.org.br/congresso2010/cd/352010000839.pdf
http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário