BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Considerações Finais

Através deste estudo, e a partir da visão de diversos autores, além de experiência pessoal, tenho para mim que a EaD é uma excelente ferramente para incremento do processo de construção do conhecimento, fica reafirmada a certeza de que as possibilidades de formação de um indivíduo são exponencialmente amplificadas pela EaD, tornando a educação possível a aqueles que não tem alcance a mesma e também a aqueles que por outros motivos não conseguem pelos meios tradicionais.
Quanto a dúvida recorrente da possibilidade de se gerar ambiênte acadêmico através da EaD, acredito que é visível que é possível gerar alternativas equivalentes no ambiente virtual, mesmo que não seja no mesmo âmbito do que é possível na educação presencial tradicional.
Como opinião pessoal, concluo dizendo que apóssss tais estudos, acredito que a EaD pode servir como substituta da educação presencial, porém acredito que ela funcione melhor como um incremento da mesma, propiciando novas maneiras de incentivar a construção do conhecimento e formando alunos mais proativos.

Autonomia e Oportunidades

É notável que a Educação a Distância provê muitas oportunidades, para pessoas de todas as classes sociais, independente da região onde residam, e que a EAD tem se provado tanto uma ótima alternativa ao ensino presencial como um complemento ao mesmo.
Como já vimos em diversos artigos neste blog, o advento da Web 2.0 abriu o caminho para um novo paradigma de educação a distância, onde uma educação construcionista toma os holofotes , em que o aluno é um agente ativo na construção do conhecimento, não sendo apenas um receptáculo da informações.
A web 2.0 oferece oportunidades muito mais ricas para a educação a distancia que anteriormente eram impossíveis através do rádio ou da televisão por exemplo, oportunidades que dão margem à criação de ambientes de ensino-aprendizagem, que facilitam a possibilidade de estar juntos virtualmente, é uma abordagem complexa que requer que os professores estejam inclinados e preparados a agir de maneira difeente da qual foram educados (Maltempi, 2010).
De acordo com os autores do artigo "Autonomia em Educação a Distância: Relatos a partir da prática de tutoria na disciplina fundamentos psicológicos da educação em dois cursos de licenciatura da UFPBVIRTUAL", a autonomia se apresenta como algo primordial no aprendizado, e se apresenta de maneira singular na EaD, que prioriza uma atitude independete e investigativa por parte do aluno na perspectiva de acepção de suas autorias em meio ao processo.
Salienta-se que a Educação a Distãncia estimula a formação de alunos mais autônoms e proativos, pelo estímulo natural a autonomia que a EaD promove.
É notado também a mudança nos papéis, onde tradicionalmente o aluno é o receptor de informações e o professor o transmissor da mesma, já no processo construcionista da EaD moderna o professor se torna um supervisor, um animador, um incentivados dos alunos na instigante aventura do conhecimento (Moran, 2009)

Referências Bibliográficas:


MALTEMPI, Marcus V., Interface (Botucatu) vol.7 no.12 Botucatu Feb. 2003.
MORAN, J.M. O que é educação a distância, 2009.
LIMA, Jamille de M., SILVA, Cláudia V. A. P. S., PAIVA, Clotilde M. de, AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATOS A PARTIR DA PRÁTICA DE TUTORIA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO EM DOIS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFPBVIRTUAL.



Link para os artigos utilizados:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100012
www.abed.org.br/congresso2010/cd/352010000839.pdf
http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm


Opinião de quem vivencia: Entrevista com uma aluna de EAD

Rennan: Poderia começar descrevendo o que você cursa?

Aluna: Eu curso pedagogia, um curso de 3 anos, que iniciei em agosto de 2008 estou me formando nesse semestre, a cada semestre mudam as disciplinas nos tres ultimos semestres fazemos estagios, primeiro de educação infantil, depois de ensino fundamental e por ultimo gestão.

R: O que motivou você a escolher cursar a graduação em um curso a distancia ao invés do formato tradicional?

A: Eu trabalho e tenho q cuidar da casa e filhos as aulas presenciais acontecem uma vez por semana no polo com duração de 1h e 30m onde são apresentadas video aulas e algumas vezes temos alguma atividade em sala de aula.
Sem contar que o valor da mensalidade eh bem mais baixo que uma faculdade presencial digamos que o valor é 50% menor.

R: De que maneira a tecnologia da informação, e em especial a web, participam do processo formativo?

A: Eu acho q ela diminui distancia tipo as informações chegam a todo lugar rapidamente ao mesmo tempo. Nós recebemos todo o conteudo das disciplinas através da plataforma online lá tem os conteúdos e também links de sites onde podemos obter mais detalhes, links de vídeos no YouTube relacionados ao tema da atividade, nos fóruns debatemos utilizando links de blogs relacionados a educação, nós usamos ateh o Google Earth! Acho importante, lembro que a tempos atrás de cursos que eram transmitidos pela televisão, não lembro o nome, era educação a distância também mas com menos recursos.

R: O Telecurso 2000?

A: Sim, agora eh diferente temos acesso a mil coisas, a educação fica mais interessante, mais ágil, eu consigo aprender, podemos trocar ideias com os outros alunos, formamos grupos, é legal.

R: Existe a possibilidade de fazer o curso que você escolheu na sua cidade?

A: Sim, em várias instituições mas acho que não conseguiria ir todas as noites e passar 4 horas lá, seria muito cansativo.

R: Quais as vantagens/desvantagens que você encontra na EAD em relação ao ensino tradicional?

A: No ensino tradicional tem a vantagem do professor estar sempre presente e ser possível tirar todas as dúvidas no mesmo instante.
Já na EAD o aluno escolhe o melhor horario pra estudar, o horário que está disponível podendo até mesmo acessar a plataforma nos finas de semana, madrugada , enfim o horário e dia que estiver disponivel. O aluno de EAD tem que ter vontade de aprender uma vez ele esta sozinho poderá pedir auxíliio aos professores porém algumas vezes demora a chegar a resposta, é preciso ser aplicado, não perder entrega de atividades e se preparar para as provas no pólo, mas todos tem chances de se formar utilizando a EAD.

Dúvidas e Certezas

Como certeza, posso dizer que estou certo de que a EAD provê a abertura de uma gama de possibilidades tanto para aqueles que não tem acesso à educação no local onde reside, como a aqueles que por restrições de tempo, mobilidade entre outras coisas.
Elenco como dúvida a capacidade da Educação a Distância de fomentar um ambiente acadêmico que envolva o aluno em diferentes projetos educacionais, como é de praxe em boa parte das universidades com aulas presenciais, tendo como um notável exemplo a própria UFPR Litoral.